ISSO+AQUILO+ALGUNS





14 de fev. de 2010

O Bom Carnaval

Todos que me conhecem, me acusam de fazer "contra-apologia" à música baiana, ao carnaval baiano e à axé music.


Mas não é bem assim. Eu realmente não gosto dessa nova 'musica baiana'. Bandas como Parangolé, Psirico, Harmonia do Samba, e outras porqueiras me deixam com vontade de ter nascido surda. E o pior é que essas músicas grudam no ouvido da gente e colam na nossa memória para todo o sempre. Quem não se lembra de "bota a mão no joelho, dá uma abaixadinha, remexendo gostoso, balançando a bundinha"? Ou "na paradinha-dinha-dinha-dinha, swingueira da Bahiaaaaaaaaaaa". MIMATA!

Mas, eu me lembro com muita saudade da época do ritmo do bloco Olodum, ou a levada dos blocos de afoxé, como os Filhos de Gandhi, ou Gerônimo cantando "D'Oxum". Ou ainda, o samba-reggae, aquele dos anos 90, quando a Banda EVA tinha esse nome porque ensaiava na Estrada Velha do Aeroporto. Era muito bom! Eram essas músicas que tocavam nas passeatas dos 'caras-pintadas', na época do Collor. (E eu fui muito nessas passeatas...) Dessa música baiana eu gosto! Músicas com letras bacanas, ou de protesto ou de muita poesia. Hoje, quase todas tem letras de duplo sentido, com muito apelo sexual. E as crianças, na sua inocência, dançam como as dançarinas dos trios. Triste.

E pra quem conhece, poder lembrar; e pra quem não conhece, poder conhecer, aí vai uma seleção de videos com um pouco da boa  música baiana, e o samba-reggae,  e a batucada que faz a gente querer ir atrás do trio-elétrico!
Salve! Salve, Salvador!








Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails