ISSO+AQUILO+ALGUNS





21 de mai. de 2010

Pano Assado!

Olá, coleguinhas! Conforme prometido, vou contar o segredo da cortina do meu armarinho, que   parece mais antigo que o Santo Sudário. Talvez  vocês já conheçam, mas achei tão legal que quero poder compartilhar.
A técnica se chama PANO ASSADO, e eu vou passar a "receita" pra vocês:

1- Use um tecido de algodão cru e passe o risco do molde que você deseja usar.
2- Risque o contorno do desenho com lápis de cor e preencha-o com giz de cera.
3- Cubra o desenho com papel absorvente e jornal;  passe a ferro para absorver o excesso de cera.
4- Faça um chá bem forte, acrescente uma pitada de sal (para fixar a cor) e ferva o tecido até alcançar o tom desejado. Se você quiser um tom esverdeado, use chá verde; se quiser um tom rosado, use chá de frutas vermelhas; etc. Eu usei chá mate.
5- Quando estiver ao seu gosto, aqueça o forno em temperatura alta. Coloque o pano num refratário e leve-o para assar. É preciso vigiar e mexer o tecido constantemente, para que ele não queime demais. O tempo para atingir o efeito chamuscado, vai depender de cada forno. No meu caso, levou 10 minutos e nesse tempo eu mexi o pano por duas vezes. Não é preciso esperar o tecido secar por completo; retire do forno quando achar que já está do jeito que você quer.
6- Preciso informar que as partes do tecido que ficam em contato com o fundo e as laterais do refratário, queimarão mais rápido. As partes suspensas, levam mais tempo.
7- Retire o pano do forno e passe a ferro novamente, para fixar o efeito. A partir daí, você pode lavar o tecido (de maneira delicada e sem produtos agressivos: isso é artesanato!) e fazer dele o que você quiser!
8- Esse efeito fica muito bonito em trabalhos country, como cortinas, bonecas, quadrinhos. etc. E você pode, ainda, usar o tecido liso (sem os desenhos com giz de cera) para fazer bordados, ou aplicar fuxicos.
Vejam alguns exemplos que encontrei na internet:






Não tentei usar aqueles tecidos 100% algodão, com florzinhas ou xadrezinhos ou listradinhos e tals, que a gente usa pra fazer patchwork, por exemplo. Se alguém tentar e conseguir um bom efeito, por favor, compartilhe comigo!

Espero que tenham gostado e que se animem a fazer coisas criativas!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails